Reprodução

Quem se dedica à procriação do Hamster pode ter em pouco tempo uma pequena explosão populacional em sua criação. O Sírio está apto a reproduzir com 43 dias (tanto o macho como a fêmea), mas o ideal é acasalá-lo a partir dos dois a três meses de idade, quando o organismo está melhor desenvolvido. Já o macho do Chinês fica sexualmente maduro e pode cruzar com cerca de três meses e meio de idade e a fêmea, com dois meses e meio. O cruzamento é feito ao anoitecer. Leve a fêmea à gaiola do macho e retire-a, assim que terminarem, para evitar brigas e até morte. A gestação demora de 16 a 18 dias. Ofereça à fêmea uma casinha maior. Para abrigá-la junto à ninhada. Nesse período, ela fará um ninho usando maravalha ou papel picado, para abrigar e aquecer os filhotes. O parto acontece durante a noite e dura poucos minutos.

Alimentação Hamster Durante e após a Gravidez

Neste período a hamster precisa de uma alimentação balanceada, para que os filhotes nasçam saudáveis fortes e vitaminados, portanto faz-se necessário que a mesma seja bem alimentada durante toda a gravidez.
Os Vegatais são muito importante para a hamster prenha, por isso é aconselhado um aumento do número de vegetais, pode-se dar: ovos cozidos, ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne) ou verduras como cenoura, pepino e outras. As verduras irão fazer a hamster produzrir mais leite o que é muito importante para quando os filhotes nascerem sobrevivam com mais resistencia e mais fortes. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda a mesma por um tempo.
Mas está não é a dieta básica, é apenas um complemento, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro ração, outro cenoura, outro pepino, outro ovos e assim por diante.

Relação: Macho x Fêmea

Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia.Cada relação dura em torno 30 min. Os machos irão ficar lambendo suas genitais durante o ato sexual, o que é extremamente normal. A fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano em cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. A alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes (Dai a importancia de uma boa alimentação). As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes (é importante deixar um tempo de 4 em 4 meses para a fêmea produzir). O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.

Fihotes

Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento(É de extrema importancia que você não toque nos filhotes, ate eles desmamarem, pois ao tocar neles, ficarão com cheiro diferente, assim a hamster os comerá, ou irá abandona-los). Com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos. (Veja melhor abaixo tabela de desenvolvimento dos filhotes).Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa

TABELA DE DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE

1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes
3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente
6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo
7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida
12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados
16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes
28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe
35 DIAS - já podem ser vendidos.

Nenhum comentário: